O todo e suas partes

RESUMO

Pode em algum sentido sensato a parte conter o todo? É o que de fato acontece nos fractais. E nos cálculos computacionais que aproximam resultados analíticos inacessíveis. E nos experimentos em laboratório e nas observações na natureza. E nas previsões e nas extrapolações e nas interpolações. E na otimização da entropia na presença de vínculos simples nos fundamentos da mecânica estatística. A prova dos matemáticos, a dos físicos, e a dos juristas. Algumas reflexões sob esta perspectiva, e ilustrações, serão apresentadas.

SOBRE O AUTOR

Professor Constantino Tsallis é físico na área de mecânica estatística, foi chefe do Departamento de Física Teórica do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas no Rio de Janeiro, e fundador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Sistemas Complexos no Brasil. Obteve seu título de Doutor em Ciências Físicas na Universidade de Paris-França em 1974. Trabalhou em diversos tópicos teóricos nas áreas de fenômenos críticos, caos, dinâmica não linear, economia, psicologia cognitiva, entre outros.

Seu trabalho principal, de 1988, tem como objetivo generalizar a mecânica estatística de Boltzmann-Gibbs – um dos pilares da física teórica contemporânea -- em limites onde essa não é satisfeita. A proposta de generalização feita por Tsallis é ativamente estudada em todo o mundo. Uma vasta bibliografia existe com mais de 8.000 artigos relacionados diretamente com esta teoria, por aproximadamente 15.000 cientistas ao redor do mundo. Tsallis recebeu mais de 21.000 citações no ISI, que atualmente faz dele um dos mais citados cientistas de todos os tempos na América Latina, e seu trabalho de 1988, com mais de 5.700 citações, é a publicação exclusivamente brasileira mais citada desde 1945. Um dos resultados de maior notoriedade da teoria generalizada de Tsallis surgiu em fevereiro de 2010, quando cientistas do LHC utilizaram sua generalização para descrever dados gerados no CERN em colisões de partículas elementares ocorridas em altíssimas energias. Mais recentemente, um grupo experimental de Grenoble-França verificou (em matéria granular, com erro experimental de 2%) a predição feita por Tsallis 19 anos antes. Em recente ranking publicado na revista PLOS Biology (2020) por J. Ioannidis da Universidade de Stanford, o Prof. Tsallis aparece como o cientista brasileiro mais influente do mundo em todas as áreas (Faperj).